Brincar ao ar livre
19 de junho de 2024Desenvolvimento Infantil
19 de junho de 2024Brincar ao ar livre
19 de junho de 2024Desenvolvimento Infantil
19 de junho de 2024Você sabia que brincar também é um direito previsto em lei? Hoje é o Dia do Estatuto da Criança e do Adolescente, que prevê que, assim como ter acesso a uma boa alimentação, a uma educação de qualidade e a um atendimento médico adequado – direitos defendidos por lei e reconhecidos como primordiais – o brincar também precisa ser visto como um direito essencial ao desenvolvimento infantil.
Juridicamente, o brincar é garantido pela Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948), pela Declaração dos Direitos da Criança (1959) e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA (1990), que estabelece, em seu artigo 16, o direito a “brincar, praticar esportes e divertir-se”.
Brincar é indispensável para o desenvolvimento pleno e saudável das crianças, aquilo que as ajuda a compreender e se relacionar com o meio; estimula a cooperação; desenvolve a iniciativa, a curiosidade, o interesse e o senso de responsabilidade. E a gente já sabe, né?! Crianças saudáveis, que vivem a magia da infância, têm grande probabilidade de tornarem-se adultos felizes e realizados! 🥰