5 de setembro – Dia do Irmão
2 de outubro de 20245 de setembro – Dia do Irmão
2 de outubro de 2024A importância do brincar
Por Meg Lorenzo Castilho, neuropsicóloga*
Brincar é uma parte essencial do desenvolvimento humano, especialmente na infância. Muito além de ser apenas uma forma de passar o tempo, a brincadeira desempenha papéis fundamentais no crescimento emocional, social, cognitivo e físico. Através das brincadeiras, as crianças exploram o mundo ao seu redor, desenvolvem habilidades e aprendem a lidar com desafios.
O brincar não é apenas uma distração, mas uma forma natural de aprendizagem e crescimento. É através das brincadeiras que as crianças se tornam mais preparadas para enfrentar o mundo, com todas as suas complexidades e desafios.
Brincar permite que as crianças experimentem emoções e aprendam a lidar com elas, seja através de jogos de faz de conta ou brincadeiras em grupo. Elas também praticam habilidades sociais, como compartilhar, negociar e resolver conflitos.
Brincadeiras livres, como inventar histórias ou transformar objetos comuns em brinquedos, incentivam a imaginação e a criatividade. Esse tipo de exploração ajuda a desenvolver a capacidade de encontrar soluções para problemas de forma inovadora.
Brincar estimula o raciocínio e a capacidade de tomar decisões. Jogos com regras ajudam as crianças a entender conceitos como lógica, sequência e planejamento, além de promoverem o pensamento crítico.
Brincadeiras ativas, como correr, pular ou subir em árvores, são essenciais para o desenvolvimento motor e para a saúde física. Elas ajudam a fortalecer músculos e ossos, além de melhorar a coordenação motora.
Brincar junto com amigos ou familiares é uma forma de criar memórias afetivas e fortalecer laços. Essas interações positivas promovem a confiança e a sensação de pertencimento.
* Margarida Maria de Lorenzo Castilho Nunes é neuropsicóloga, especialista em Neuropsicologia pelo Instituto Neurológico de SP, pós-graduada em Neuropsicologia, Psicopedagogia, Psicomotricidade, professora e brinquedista (criadora da Brinquedoteca do Clube Comercial de Lorena). Em sua clínica, realiza atendimento psicológico, psicopedagógico e avaliação neuropsicológica para crianças, adolescentes, adultos e idosos