A importância de Brincar

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Segundo o Dr. Brian Sutton Smith, autoridade em desenvolvimento infantil do Departamento de Educação da Universidade da Pensilvânia, os brinquedos, tão importantes no brincar, dão oportunidade à criança de dominar e, em seguida, controlar, alguns aspectos de seu meio ambiente e mesmo criar outros mundos imaginários.

Os brinquedos e os jogos trazem experiências inovadoras à vida da criança e ensinam que aprender e resolver problemas pode ser divertido. Finalmente, ao compartilhar seus brinquedos com outras pessoas, crianças e adultos, são eles fonte de novas ideias para a vida e o brincar coletivo.

Quando a criança é estimulada a brincar, o progresso é notável. Primeiro ela desenvolve sua aptidão e capacidade para lidar com o brinquedo; mais tarde, aplica nele sua imaginação.

 

O envolvimento dos pais no brincar

Em geral, os pais são o primeiro “brinquedo” do bebê. Os recém-nascidos começam a aprender com os pais e depois com seus irmãozinhos, amiguinhos e outras pessoas.

Como o bebê é também o “brinquedo” dos pais, estes, ao brincar, transmitem suas próprias personalidades. Alguns falam, riem, cantam, dançam… Durante cada fase do desenvolvimento infantil, os pais externam também sua própria forma de brincar e não devem se sentir inibidos com isso. Devemos brincar com nossos filhos de tudo aquilo que nos agrada pessoalmente. Além disso, os pais estabelecem, ao brincar, uma relação mais estreita com os filhos.

 

Dr. Sutton-Smith oferece algumas regras simples para que aqueles que lidam com crianças saibam quando devem, ou não, brincar com elas:

  • Observe: através de observação demorada, determine os níveis de habilidade da criança e seu interesse pela brincadeira;
  • Participe da brincadeira: brinque ao nível da criança, mas tenha cuidado e não imponha um nível muito elevado, pois isso pode provocar a frustração;
  • Brinque a um nível mais elevado: depois de brincar um pouco no nível da criança, pode-se introduzir um nível novo, mais complexo.
  • Afaste-se e observe de novo: depois de mostrar um conceito novo e de haver despertado o interesse da criança, deixe-a só para que pratique e aprenda. Uma vez adquirida a habilidade, que pode tardar minutos ou vários meses, pode-se ensinar um conceito mais avançado.

Se as crianças ou os pais se desinteressam ou se impacientam durante a etapa “brinque a um nível levemente superior”, os pais devem afastar-se. A brincadeira deve ser espontânea e nunca se deve tentar forçar ou apressar a criança nesta fase.

É importante lembrar que a brincadeira ajuda a criança a definir hábitos como a persistência e a determinação. Uma criança que se concentra durante longos períodos com seus brinquedos e jogos pressagia um adulto atento a suas obrigações e interesses. Estes períodos de brincadeira devem ser encarados, tanto pela criança como pelo adulto que se ocupa dela, como momentos de pura diversão.

 

* Compilado de informações do Guia dos Brinquedos e do Brincar da Abrinq (Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos), da qual a Biemme do Brasil é associada.

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